Na quarta-feira, 3 de maio, a professora, pedagoga, pesquisadora e coordenadora do Setor de Relações Externas do Centro Universitário Santa Maria, Iranilda Magalhães, comandou uma palestra eletrizante sobre o futuro com os jovens do Ensino Médio da ECIT Chiquinho Cartaxo, em Sousa, Sertão da Paraíba.
O objetivo do encontro foi convocar os jovens para a responsabilidade do seu futuro, sob o prisma do desenvolvimento socioemocional, compreendendo que a relação ensino e aprendizagem não é neutra, apolítica e acrítica. Foi colocado em debate a importância do ser humano se projetar como ser social por meio dos conhecimentos científicos, para que possa transformar a sua vida, a sociedade e o mundo.
A professora Iranilda Magalhães destacou que o ser humano não aprende para o nada, mas para interferir na realidade, intensificar as trocas de saberes e, assim, contribuir com o desenvolvimento pessoal e socioeconômico.
Os jovens, principalmente na era globalizada, estão abertos a todas as influências dos poderes destrutivos, seja por meio de sistemas político-sociais ou estruturas familiares. Por isso, a importância de diálogos que contribuam na construção de espaços de debate sobre assuntos socioemocionais.
O Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), por meio da Política de Responsabilidade Social, vem colaborando com as instituições de Educação Básica do município de Cajazeiras e região, no tocante à formação de competências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.