fbpx

Fisioterapia auxilia no tratamento e na recuperação de pacientes com Covid-19

Os fisioterapeutas que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia trabalham para diminuir o desconforto e o agravamento do quadro clínico de pessoas internadas com Covid-19. Os profissionais auxiliam, ainda, na prevenção e na reabilitação dos pacientes.

Pessoas em estado grave diagnosticadas com coronavírus estão sujeitas a diversas complicações. Entre as mais comuns, está a disfunção respiratória, que pode se apresentar de forma leve, moderada ou grave. A atuação das equipes de fisioterapeutas é fundamental para amenizar o problema e, com isso, contribuir para a melhora dos pacientes.

A equipe de Fisioterapia é essencial no acompanhamento dos pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O fisioterapeuta desempenha um importante papel no tratamento do paciente com Covid-19. Junto a uma equipe multidisciplinar, esse profissional presta a máxima assistência na hora da intubação, na ventilação mecânica, mudanças de decúbito e nas condutas terapêuticas para remoção de secreções brônquicas e melhora da função respiratória.

Além das técnicas voltadas para a respiração, o profissional da fisioterapia realiza intervenções que estimulam a mobilidade do paciente. A fisioterapia motora é importante na recuperação, já que os pacientes ficam por um tempo prolongado no leito. Por conta desse tempo prolongado há, também, a síndrome do imobilismo. Então, se faz necessário a questão do movimento em si. É importante manter a amplitude articular, manter a função, o tônus e a força.

Fonte: Secretaria de Saúde – CE

Importante: A FSM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.