O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, PB – CEP/FSM/PB, foi instituído pela Portaria 001/2006-FSM, e atualmente mantém atendimento público através da Plataforma Brasil com o cadastro número 5180. O Colegiado visa atender às determinações da Resolução no 466/12, dentre outras resoluções e norma operacional do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e está subordinado ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
Assim, desempenha um papel deliberativo, consultivo e educativo, promovendo a reflexão ética sobre a pesquisa científica envolvendo seres humanos.O CEP/FSM/PB tem como objetivo principal a implementação e propagação, nesta Instituição e na sociedade local e nacional, dos princípios éticos condizentes com o bem-estar dos participantes das pesquisas prezando seus direitos.Atualmente, A ProfªAnkilma do Nascimento Andrade Feitosa atua como Coordenadora junto do Prof. Macerlane de Lira Silva, Coordenador Adjunto.
A equipe de membros do CEP compõe um corpo multi e interdisciplinar oferecendo um melhor entendimento e análise clara de especificidades favorecendo as discussões e o desenvolvimento dos trabalhos na IES. Possui, também, uma Funcionária administrativa, Rejaneide de França Martins, que atende através do telefone (83) 3531-1646, ramal 209 e do endereço eletrônico:cepfsm@gmail.com e, pessoalmente, na sala do CEP, na Faculdade Santa Maria na BR 230, Km 504, Bairro Cristo-Rei; Caixa postal nº 30, CEP: 58900-000, em Cajazeiras, Paraíba. Para sua comunidade acadêmica o atendimento é ofertado nos turnos letivos num espaço de oito horas diárias, excetuando-se os dias reuniões ordinárias e extras, informadas antecipadamente, no início de cada semestre, em calendário com as datas das reuniões distribuído na faculdade e redes sociais.O recebimento dos trabalhos para apreciação do Comitê de Ética ocorre exclusivamente através do sistema da Plataforma Brasil – http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsfDeste modo, os pesquisadores cadastrados no CEP/FSM encaminham diretamente suas pesquisas para ele. Para as pesquisas de outras Instituições é necessário que os pesquisadores encaminhe-as à CONEP solicitando encaminhamento da mesma para esse CEP.